terça-feira, 11 de outubro de 2011

Resumão GV: confira tudo o que rolou na Brasil Game Show 2011!



Foram apenas três dias, mas a sensação que temos é de que a Brasil Game Show 2011 durou muito mais do que isso. Os vários estandes e suas dezenas de novidade eram como uma espécie de mundo paralelo em que o tempo corria de maneira diferente do que estamos habituados e nossa única preocupação era conferir cada uma das novidades.
Fazendo jus ao título de o maior evento de jogos da América Latina, a BGS realmente mostrou que nosso país tem condições de entrar na rota de feiras das grandes empresas, assim como Sony e Microsoft fizeram neste ano. Prova disso é que tivemos muitas novidades e até mesmo anúncios exclusivos, o que fez com que o público se espremesse pelos corredores do Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, para conferir todas as atrações.
Demonstrações e mais demonstraçõesJustificando o tempo de esperaQuem passou pela BGS certamente deve ter assustado com as enormes filas presentes em praticamente todos os estandes. Também pudera, já que as empresas que estavam presentes apostaram em grandes lançamentos, permitindo que as pessoas conferissem as demos das promessas para o fim deste ano e início de 2012.

Microsoft e Sony, por exemplo, chamaram a atenção pelo enfoque dado aos seus exclusivos, como Forza Motorsport 4 e Uncharted 3, que fizeram com que muita gente dispensasse alguns minutos de passeio para aguardar sua vez de testar esses títulos. Já NC Games & Entertainment e Warner Bros. investiram em jogos como Game Stock Car e Battlefield 3.
O portátil da nova geraçãoO PS Vita esteve entre nós
Se pudéssemos eleger um acontecimento como o ponto alto de toda a Brasil Game Show, certamente seria a conferência da Sony em que foi possível conhecer o PlayStation Vita de perto. Como você conferiu em nossa análise inicial, o portátil realmente impressiona, o que deixou todo mundo de queixo caído. Apesar de serem rápidas demonstrações, os três jogos disponíveis já mostravam um pouco do que está por vir.

Além disso, a presença do diretor da divisão norte-americana da empresa, Mark Stanley, trouxe informações muito positivas sobre a vinda do console sobre o Brasil. Apesar de ainda não haver nada definido, ele contou que a interface do aparelho e seus principais jogos serão em português, o que evidencia as intenções da companhia em relação ao país. Mesmo sem ter um preço definido, tivemos uma pequena dica quanto à data vinda do produtor de Uncharted 3, Keith Guerrette: o sucessor do PSP estará nas lojas entre os meses de março e junho do ano que vem.
PlayStation 3 e planos para o ano que vem
Além disso, Stanley comentou o que a Sony pretende com o PS3 no Brasil. Segundo ele, os principais esforços estão sendo voltados para a localização dos grandes jogos, algo feito principalmente para combater a pirataria. Ele também falou sobre os esforços para a redução de preços e que é possível que tenhamos cartões pré-pagos para a PSN nacional em breve.

O diretor também explicou os problemas envolvendo a dublagem de Uncharted 3: Drake’s Deception e apresentou uma nova versão supostamente corrigida. Porém, para quem esperava o anúncio da fabricação do console em território nacional, se decepcionou.
Foco no BrasilDistribuidoras também aproveitam o bom momentoA Sony não foi a única a mostrar que quer expandir a base de usuários em nosso país por meio do conteúdo traduzido. A Warner Bros., por exemplo, confirmou que todos os seus títulos receberão tratamento semelhante, seja adaptando os manuais ou colocando legendas em nosso idioma. Além disso, soubemos também que a distribuidora se preocupou em trazer material exclusivo para o Brasil, como uma história em quadrinhos e o DLC do Robin em Batman: Arkham City e a insígnia de Battlefield 3.

Já a NC Games & Entertainment aproveitou a Brasil Game Show para evoluir, deixando de oferecer apenas jogos para disponibilizar entretenimento digital de forma geral. Como você conferiu na entrevista com a diretora de marketing da empresa, Déborah Satyro, os planos atuais visam publicar produções nacionais, como Game Stock Car.
Direto do JapãoA vinda de Yoshinoro OnoOutro grande destaque da Brasil Game Show foi a presença de Yoshinori Ono, produtor da franquia Street Fighter. Sempre bem humorado, Ono passeou pelo evento, discursou sobre a história da série de luta e apresentou três teasers exclusivos de Street Fighter X Tekken.
Atrações paralelasMúsica, cosplayers e gatasApesar de a Brasil Game Show ser um evento destinado a jogos, eles não foram as únicas atrações da feira. Durante os três dias, várias outros “espetáculos” menores chamaram a atenção do público.
A primeira delas, como não poderia deixar de ser, foram as gatas que deixaram a BGS ainda mais bonita. Já fizemos uma galeria especial para elas, mas não custa nada relembrar as beldades que estavam nos estandes.
Além disso, os cosplayers também deram um show à parte. Alguns chamavam a atenção com a qualidade das fantasias, enquanto outros pela criatividade. De uma forma ou de outra, encontrar seu personagem favorito enquanto espera sua vez de testar um game, por exemplo, não é algo que você vê todos os dias.
No sábado, a BGS recebeu outro evento. O Game Music Brasil reuniu artistas que usam os jogos como fonte de inspiração, como a famosa banda Mega Driver. Apresentado pelo vlogueiro PC Siqueira, o show embalou centenas de pessoas, que relembraram vários temas clássicos e outras composições de jogos.

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