quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Para produtor de Battlefield 3, público quer o mesmo jogo, só que diferente


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Uma das principais críticas feitas aos FPSs atuais é a falta de originalidade. Muito se comenta sobre as semelhanças existentes entre os vários games do gênero disponíveis no mercado. No entanto, para a DICE, desenvolvedora de um dos jogos em primeira pessoa mais aguardados deste ano, o segredo para o sucesso está em “diversificar, mas mantendo tudo igual”.
Apesar de contraditória, a declaração de Patrick Bach, produtor de Battlefield 3, faz muito sentido. Segundo ele, os jogadores exigem algo novo, mas estranham quando isso acontece, pois não se acostumam com diferenças. Para ele, o ideal é criar algo que seja, ao mesmo tempo, único e igual a tudo aquilo que já foi feito anteriormente para que o consumidor realmente se sinta satisfeito.
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Bach resume a questão ao comentar a principal resposta ouvida durante uma série de entrevistas realizadas pelo estúdio. Segundo ele, muitos jogadores afirmam que querem que os novos jogos sejam parecidos com os anteriores, mas ainda melhores. Desse modo, o produtor alega que o trabalho do estúdio é procurar uma forma de fazer isso sem repetir uma experiência já vivida, ou seja, não criar um jogo que já foi feito.
Sob esse aspecto, Bach afirma que o que torna Battlefield 3 singular são as melhorias feitas com a Frostbite 2, que criam uma atmosfera totalmente imersiva e realista. De acordo com ele, a ideia que a DICE teve de “inovar para melhorar” foi exatamente essa ousadia de dar vida a um mundo que preza os detalhes a ponto de fazer com que o jogador se sinta dentro de um campo de batalha.

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