E o campo de batalha continua fervendo. Você já conferiu nossos testes da versão Beta de Battlefield 3 no PC em uma prévia que detalhou o intenso conflito que só aumentou as expectativas dos jogadores. E quem conta com um PlayStation 3 ou um Xbox 360, felizmente, também será recrutado para essa batalha.
A Beta está disponível nas três plataformas até o dia 10 de outubro, data em que a EA fechará o período de testes. Para esquentar ainda mais o ânimo dos soldados, nós decidimos fazer uma comparação das versões para console com a versão para PC, exaltando as principais diferenças entre elas.
Obviamente, no PC, o título oferece muito mais recursos, principalmente se você contar com uma máquina potente. Em nosso caso, tivemos a oportunidade de executar o jogo em sua configuração máxima (Ultra), embora a resolução seja de “apenas” 1280x720 — o jogo suporta resoluções maiores, mas decidimos optar pela mesma utilizada nos consoles.
Enfim, ao contrário do que muitos pensam, as diferenças entre o PC e os consoles são notáveis. Conforme a própria DICE comentou, se Battlefield 3 dos consoles fosse igual à versão para PC, então a desenvolvedora teria falhado nos PCs. Vamos aos detalhes!
Comparação em vídeo em breve!
Conexão
Uma das maiores vantagens dos consoles em relação aos PCs é a conexão. O sistema dematchmaking das plataformas de mesa permite que o jogador entre em um jogo com muito mais facilidade, enquanto, nos PCs, é até difícil encontrar uma partida automaticamente. A solução é procurar manualmente na lista de servidores.
Visuais
Fora isso, em teoria, o jogo funciona da mesma forma, trazendo uma jogabilidade sólida e que funciona muito bem. Nos visuais, entretanto, temos muitas diferenças, que variam desde os filtros às texturas. E um detalhe importante, principalmente para os fanboys: as versões do PS3 e X360 são praticamente idênticas, portanto, comparamos apenas um dos consoles com o PC.
- Serrilhados
No console, os serrilhados são notados muito mais facilmente. Não há como ignorar as bordas dos edifícios e dos demais objetos que compõem o cenário, que, visivelmente, apresentam linhas irregulares. No PC, tudo é mais suave, graças ao anti-aliasing.
- Filtros e iluminação
A versão para PC traz vários filtros diferentes. Entretanto, um dos mais notáveis é o blur, que deixa a tela embaçada para dar mais realismo e senso de profundidade ao game. Quando os personagens se movimentam, o efeito fica bem claro e o resultado é uma experiência mais convincente.
Quanto à iluminação, no console, temos pouco impacto dos raios do Sol ou das próprias lâmpadas dentro do metro. No PC, vemos claramente os feixes de luz, principalmente nas partes externas.
As explosões são bacanas nas duas versões, mostrando um belo trabalho da DICE. As chamas que enfeitam os cenários, contudo, são mais convincentes no PC, assim como o pano de fundo que dá mais fidelidade às batalhas.
- Texturas e personagens
A versão para PC também apresenta texturas muito superiores em relação aos consoles. Isso fica claro quando observamos uma rocha, por exemplo, onde é possível ver os mínimos detalhes e também o reflexo do Sol, algo praticamente inexistente nos consoles.
Embora a modelagem seja praticamente idêntica, os detalhes providenciados pelas texturas do PC também fazem toda diferença no PC, gerando soldados mais convincentes e facilitando até mesmo a identificação do alvo. Outro fato notável é que a versão para consoles conta com bastante pop ins de texturas, fazendo com que elas surjam “do nada”.
Nem todos os objetos ficam danificados quando o jogador dispara contra eles. É possível ver os estragos causados pelos seus tiros em muretas e outras estruturas, mas as rochas e o solo, por exemplo, não registram os danos. Além disso, a destruição do cenário é igual em ambas as versões.
Será que ainda veremos melhorias?
Em suma, a versão para PC é, obviamente, superior ao que vemos nos consoles, pelo menos em relação aos gráficos, já que a conexão no X360 e PS3 mostrou-se um pouco mais ágil. Mas, vale lembrar que estamos falando da versão Beta. Mas, afinal de contas, será que o título final, que chega às lojas no dia 25 deste mês, terá mudanças significativas? Sinceramente, é difícil, já que obuild disponibilizado é bem atual.
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