terça-feira, 4 de outubro de 2011

Comparamos as batalhas no PC e nos consoles! [vídeo]


E o campo de batalha continua fervendo. Você já conferiu nossos testes da versão Beta de Battlefield 3 no PC em uma prévia que detalhou o intenso conflito que só aumentou as expectativas dos jogadores. E quem conta com um PlayStation 3 ou um Xbox 360, felizmente, também será recrutado para essa batalha.
A Beta está disponível nas três plataformas até o dia 10 de outubro, data em que a EA fechará o período de testes. Para esquentar ainda mais o ânimo dos soldados, nós decidimos fazer uma comparação das versões para console com a versão para PC, exaltando as principais diferenças entre elas.
Obviamente, no PC, o título oferece muito mais recursos, principalmente se você contar com uma máquina potente. Em nosso caso, tivemos a oportunidade de executar o jogo em sua configuração máxima (Ultra), embora a resolução seja de “apenas” 1280x720 — o jogo suporta resoluções maiores, mas decidimos optar pela mesma utilizada nos consoles.
Enfim, ao contrário do que muitos pensam, as diferenças entre o PC e os consoles são notáveis. Conforme a própria DICE comentou, se Battlefield 3 dos consoles fosse igual à versão para PC, então a desenvolvedora teria falhado nos PCs. Vamos aos detalhes!
Comparação em vídeo em breve!
Conexão
Uma das maiores vantagens dos consoles em relação aos PCs é a conexão. O sistema dematchmaking das plataformas de mesa permite que o jogador entre em um jogo com muito mais facilidade, enquanto, nos PCs, é até difícil encontrar uma partida automaticamente. A solução é procurar manualmente na lista de servidores.
Visuais
Fora isso, em teoria, o jogo funciona da mesma forma, trazendo uma jogabilidade sólida e que funciona muito bem. Nos visuais, entretanto, temos muitas diferenças, que variam desde os filtros às texturas. E um detalhe importante, principalmente para os fanboys: as versões do PS3 e X360 são praticamente idênticas, portanto, comparamos apenas um dos consoles com o PC.
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  • Serrilhados
No console, os serrilhados são notados muito mais facilmente. Não há como ignorar as bordas dos edifícios e dos demais objetos que compõem o cenário, que, visivelmente, apresentam linhas irregulares. No PC, tudo é mais suave, graças ao anti-aliasing.
  • Filtros e iluminação
A versão para PC traz vários filtros diferentes. Entretanto, um dos mais notáveis é o blur, que deixa a tela embaçada para dar mais realismo e senso de profundidade ao game. Quando os personagens se movimentam, o efeito fica bem claro e o resultado é uma experiência mais convincente.
Quanto à iluminação, no console, temos pouco impacto dos raios do Sol ou das próprias lâmpadas dentro do metro. No PC, vemos claramente os feixes de luz, principalmente nas partes externas.
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As explosões são bacanas nas duas versões, mostrando um belo trabalho da DICE. As chamas que enfeitam os cenários, contudo, são mais convincentes no PC, assim como o pano de fundo que dá mais fidelidade às batalhas.
  • Texturas e personagens
A versão para PC também apresenta texturas muito superiores em relação aos consoles. Isso fica claro quando observamos uma rocha, por exemplo, onde é possível ver os mínimos detalhes e também o reflexo do Sol, algo praticamente inexistente nos consoles.
Embora a modelagem seja praticamente idêntica, os detalhes providenciados pelas texturas do PC também fazem toda diferença no PC, gerando soldados mais convincentes e facilitando até mesmo a identificação do alvo. Outro fato notável é que a versão para consoles conta com bastante pop ins de texturas, fazendo com que elas surjam “do nada”.
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Nem todos os objetos ficam danificados quando o jogador dispara contra eles. É possível ver os estragos causados pelos seus tiros em muretas e outras estruturas, mas as rochas e o solo, por exemplo, não registram os danos. Além disso, a destruição do cenário é igual em ambas as versões.
Será que ainda veremos melhorias?
Em suma, a versão para PC é, obviamente, superior ao que vemos nos consoles, pelo menos em relação aos gráficos, já que a conexão no X360 e PS3 mostrou-se um pouco mais ágil. Mas, vale lembrar que estamos falando da versão Beta. Mas, afinal de contas, será que o título final, que chega às lojas no dia 25 deste mês, terá mudanças significativas? Sinceramente, é difícil, já que obuild disponibilizado é bem atual.

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