quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

2013: o que vem por aí?


Novembro ainda nem terminou direito, mas, para muitos, o ano já está encerrado. Pelo menos no mundo dos games, 2012 já vai chegando ao fim, com poucos lançamentos de peso marcados para o último mês do ano e grandes títulos já nas prateleiras brigando pela atenção nas compras de Natal. Isso sem falar no Wii U, que promete ser o grande sucesso desta temporada de compras.
Mas o mundo gamer não para e todos os olhares da comunidade e da imprensa já estão voltados para 2013, com a chegada de mais lançamentos e a expectativa de início de uma nova geração de consoles.
A oitava geração vem aíPlayStation 4, Xbox 720, Durango, Orbis, que seja!
Apesar de muitos não enxergarem o mundo desta maneira, o Wii U está abrindo as portas para uma nova era dos consoles, assim como seu antecessor. Com a chegada das inovações da Nintendo, os olhos do mundo se voltam agora para a E3 2013, que acontece em julho e pode ser o palco das revelações dos novos aparelhos da Sony e Microsoft.
Fonte da imagem: Reprodução/Xbox 720 Releases
São muitos os rumores e quase nada confirmado. Enquanto executivos da Sony dizem que ainda é cedo para falar do sucessor do PlayStation 3, especificações técnicas e informações nunca confirmadas surgem a torto e a direito, deixando os fãs na expectativa e entregando muito pouco resultado real.
O mesmo vale para o Xbox 720 ou seja qual for o nome do novo video game da Microsoft. Aqui, as informações são um pouco mais certeiras e menos lançadas ao vento, mas ainda assim nada de real se sabe sobre o aparelho. O 360 continua acumulando bons números de vendas, e a ideia geral é que a empresa está se aproveitando disso o máximo possível antes de quebrar o ciclo de liderança nas vendas com o anúncio de uma nova plataforma.
Mas a maior verdade é que a chegada da nova geração a partir do final de 2013 é vista como um sopro de ar puro para a indústria. Analistas de mercado e fãs enxergam os novos aparelhos como a chance de reinvenção da indústria, com novas possibilidades, franquias inéditas e o fim da mesmice que já começa a tomar conta. O resultado, pelo menos esperado, é um aumento nas vendas e uma movimentação gigantesca no mundo dos games.
Mas e os jogos?Um carro potente, sem gasolina, não é nada
Mesmo com todo o poder do mundo e a forma mais inovadora de jogar, nenhum console é alguma coisa sem grandes games. São os títulos que mostram ao mundo do que cada plataforma é capaz e transformam plataformas em grandes fracassos ou sucessos retumbantes. E nesse quesito, parece que 2013 vai ser tão sensacional quanto o ano que agora chega ao fim.
Confira os games que devem se tornar, em breve, parte da lista de clássicos da atual geração:
DmC: Devil May Cry – 15 de janeiro
2013 já vai começar com um reinício. Logo no primeiro mês do ano, a Capcom traz ao PlayStation 3 e Xbox 360 uma reinvenção completa do herói Dante. Em meio a críticas quanto ao novo direcionamento do personagem e uma amostra impressionante disponível na recém-lançada demo, o título deve definir os rumos futuros da franquia e surpreender os fãs mais uma vez.
Dead Space 3 – 5 de fevereiro
No terceiro título daquela que é vista por muitos como uma das últimas franquias a investir no horror de verdade, a Electronic Arts quer que você chame os amigos. A grande novidade aqui é o modo cooperativo, que coloca o veterano Isaac Clarke ao lado de um parceiro em uma aventura para colocar um fim definitivo na ameaça dos Necromorphs.
Crysis 3 – fevereiro de 2013
A promessa da Crytek com o novo episódio de sua franquia de tiro é simples: marcar de vez o fim da sétima geração de plataformas, extraindo tudo aquilo que cada um dos consoles é capaz. E, pelos trailers e imagens de divulgação, a saga de uma Nova York transformada em floresta será mesmo mais um marco visual para o mundo dos games.
Tomb Raider – 5 de março
Em 2013, Dante não é o único que vai passar por uma reformulação total. A heroína Lara Croft, após amargar anos de jogos ruins ou médios, retorna ao mundo dos games em ótima forma, com uma história totalmente inédita que reconta suas origens. O objetivo é retomar o posto de rainha dos jogos de aventura e colocar a bela moça de volta em seu lugar devido.
God of War: Ascension – 12 de março
A essa altura do campeonado, Kratos já dizimou o Olimpo. A sede de sangue do herói, porém, não tem fim, e agora a Sony o leva de volta ao passado para mostrar as origens da vingança que vitimou todos os deuses. God of War: Ascension deve ser um dos últimos grandes exclusivos do PlayStation 3 e fechar com chave de ouro o ciclo de vida do console.
Gears of War: Judgment – 19 de março
Agora, além de compartilhar sua sigla com o principal exclusive do PlayStation 3, a saga da guerra contra os Locust também vai voltar ao passado. Em Judgment, a Epic Games pretende trazer de volta tudo aquilo que foi importante nos games anteriores, adicionando novos modos multiplayer e muito mais ação à fórmula. Prepare sua metralhadora!
BioShock Infinite – 26 de março de 2013
Toda a arte e a ação bizarra de BioShock está prestes a ser levada às alturas. Em Infinite, a distopia social da desenvolvedora Irrational Games ganha novas proporções em Columbia, uma cidade voltada para os “verdadeiros americanos” e livre da corrupção do mundo lá embaixo. Como sempre, claro, o resultado disso é muita insanidade e violência enquanto inimigos lutam para manter uma frágil sociedade de fachada.
The Last of Us – 7 de maio
A Naughty Dog ganhou fama nos primórdios do PlayStation, com Crash Bandicoot, e mais tarde, com Uncharted. Agora, segue por um caminho totalmente diferente com The Last of Us, game apocalíptico que retratará uma busca da sobrevivência em um mundo insano. Aqui, o jogador terá total liberdade para abordar os desafios da forma que preferir e deve cuidar não apenas de si próprio, mas também de uma companheira.
Beyond: Two Souls – 25 de maio
Com seu mais novo game, David Cage promete trazer mais do que simples entretenimento eletrônico ao PlayStation 3. O designer quer mexer com os jogadores de verdade, levantando questionamentos sobre a vida após a morte e decisões comportamentais que têm impacto não apenas imediato, mas para todo o restante de nossa existência. E sim, ainda tem Ellen Page para embelezar tudo isso.
Grand Theft Auto V – segundo trimestre
Esse parágrafo deveria brilhar mais do que os outros, com letrinhas douradas e neons pulsantes. GTA V está chegando para nos levar de volta a Los Santos, só que desta vez em alta definição e com três personagens bem diferentes para serem controlados. É hora de tocar o terror mais uma vez!
Watch Dogs – 2013
Muito se fala sobre o quanto o mundo de hoje é dependente da tecnologia e como tudo está conectado. Mas e se toda essa integração estivesse nas mãos de uma só pessoa, nesse caso você, jogador? É essa a premissa da nova franquia da Ubisoft, que transforma em game de ação o mundo de hackers em que absolutamente tudo pode ser manipulado.
Metal Gear Solid: Ground Zeroes - indefinido
Um mundo completamente aberto, que “funciona” em tempo real e de acordo com o relógio do jogador. Um título protagonizado pelo espião dos espiões, Big Boss. Um jogo que ainda não tem data oficial de chegada ao mercado.
Super Smash Bros Wii U – indefinido

Todos sabemos que as grandes franquias da Nintendo já têm passaporte carimbado para o Wii U. O game de luta e loucuras, porém, é o primeiro confirmado e chega ainda com uma novidade: será desenvolvido em parceria entre a Nintendo e a Namco, com uma pequena ajuda do produtor de Tekken, Katsuhiro Harada. Receita de sucesso: sim ou sim?
E ainda mais competidores
Img_normal

 Ainda existem muitos outros títulos de peso que devem chegar às lojas em 2013, como são os casos de Remember Me, a manipulação de memórias futurista da Capcom, e de SimCity, mais um ressurgimento de antiga franquia que promete chegar com tudo.
Img_normal
Temos ainda o tão esperado The Last Guardian, que todos torcem para que escape do limbo de desenvolvimento, Aliens: Colonial Marines, para dilacerarmos criaturas assustadoras do cinema, Rayman Legends, um dos grandes games de aventura para o Wii U, ou Dead Island: Riptide, em que a sobrevivência contra os mortos-vivos ganha uma nova cara.
Nada confirmadoMas tudo esperado
Acima, falamos apenas de games que já foram oficializados, com lançamentos confirmados e em pleno desenvolvimento. Todo mundo sabe, porém, que a indústria dos games não vive apenas disso, com rumores pipocando a todo momento e certas instituições que todos sabemos serem reais, apesar de ainda não terem dado as caras ao mundo.
É o caso, por exemplo, de Call of Duty. Todos sabemos que novembro de 2013 nos reserva mais um lançamento da saga, e rumores afirmam que a bola da vez, como a tradição manda, é Modern Warfare 4. Nada foi confirmado pela Activision por enquanto, mas parece que a Terceira Guerra Mundial não acabou com a morte de Makarov.
Img_normal
Outra franquia que se tornou anual é Assassin's Creed. O terceiro game da série encerrou a saga de Desmond, mas a própria Ubisoft afirma para quem quiser ouvir que a história dos assassinos continua com novas histórias. E é exatamente isso que podemos esperar para 2013, mesmo que o próximo título da série não seja o quarto numerado.
Mirror's Edge 2 também está na boca do povo. Diversos rumores, oriundos de muitas bocas diferentes, dão conta que o novo game já está em produção nos escritórios da DICE e usará todo o potencial da engine Frostbite 2 para criar os ambientes urbanos facilmente vencidos pela heroína Faith.
Img_normal
As grandes franquias da Nintendo, como dissemos acima, também têm espaço garantido no Wii U. Mesmo com nada confirmado ainda, já podemos esperar um grande game de Zelda, mais uma aventura de Metroid e um título forte com Mario para o futuro próximo. Quem sabe, na temporada de Natal de 2013, o novo console da “Big N” já possa mostrar a sua força com seus games first party.
Falando em Wii U, temos também a Capcom mostrando um grande interesse pelo console. Produtores e diretores da franquia Resident Evil já comentaram mais de uma vez que gostariam de trabalhar com o novo aparelho da marca e, após o fim do fervo de RE6, será que teríamos um novo game da série para o novo aparelho? A empresa tem fortes parcerias com a Nintendo e um título desse tipo não é nada impossível.
Faltou alguma coisa?Faça sua voz ser ouvida
O tempo é curto e o espaço também. Nesse artigo, elencamos apenas algumas das imensas possibilidades que o futuro reserva para todos nós. Você acha que algum game ficou de fora desta lista? Tem alguma expectativa sobre a sua franquia favorita? A área de comentários fica ali embaixo e serve exatamente para isso. Faça-se presente e que a gente se encontre pelas arenas online em 2013. Feliz Ano-Novo!

0 comentários:

Postar um comentário