sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

God of War: Ascension


É claro que o anúncio de um novo God of War sempre causa burburinho. Mas com Ascension a coisa foi um pouco diferente. Quer dizer, qualquer um que conheça a trajetória de uma das “vigas mestras” da Sony já imaginava que a coisa toda teria uma continuidade — embora muitos se perguntassem se ainda havia restado alguma mitologia para ser dilacerada pela fúria cega de Kratos.
Desnecessário dizer, o que mais deixou a legião de fãs do deus da guerra honorário do PS3 foi a promessa de que, enfim, mesmo um dos jogos singleplayer mais consagrados da indústria tentaria a sorte também no multiplayer.
Img_normal
De lá para cá, muita coisa foi dita, muito informação nova apareceu e agora, praticamente às portas do lançamento de God of War: Ascension, é provável que exista mais gente interessada em saber como a pancadaria compartilhada funcionará do que em entender a história “que se passa 10 anos antes”.
Bem, ao liberar uma nova demo pública para o game, a Sony nos ajudou a responder algumas perguntas bem naturais, as quais podem ser facilmente resumidas: “Será que God of War pode mesmo funcionar em ambiente multiplayer?”. Vamos aos detalhes.
Escolha um deus e comprometa a sua alma
Como toda boa demonstração, em God of War Ascension você começará com uma aula rápida sobre como controlar o seu personagem — aqui um “campeão dos deuses” genérico, mas bastante convincente — dentro de uma arena.
Img_normal
No que se refere à movimentação, a sensação de conforto e familiaridade é óbvia. Basicamente, é God of War, funciona como tal. Há vários combos extras, é claro mas, via de regra, tudo aqui funciona da mesma forma instintiva que nos games anteriores.
Para da continuidade à coisa toda, você aprenderá rapidamente como se defender, como utilizar ataques normais e especiais... Mas isso depois de vender a sua alma a um dos deuses “disponíveis”. No caso da demonstração, apenas Zeus e Ares podem ser escolhidos.
Bem, além da parte metafísica da coisa, o deus ao qual você resolver jurar lealdade definirá também os vários ataques especiais do seu campeão — e isso acaba se refletindo de forma interessante na hora de finalmente dar as caras na arena.
Salve-se quem puder!
Não há como negar: demora algum tempo para se acostumar ao andamento caótico dos modos multiplayer de God of War — seja nas batalhas em equipe de “Team Favor of the Gods” ou na pancadaria generalizada de “Favor of the Gods”.
Isso ocorre por um motivo bastante simples: não é possível mirar para atirar aqui! Em outras palavras, todos os ataques aqui precisam ser feitos no corpo a corpo, é claro — afinal é God of War. O problema é que a coisa toda vira facilmente um amontoado de campeões musculosos e besuntados, todos formando um verdadeiro caos no centro da arena.
Sim, isso é divertido... E até bem engraçado. Entretanto, é impossível não sair simplesmente apertando botões feito doido em alguns momentos — esperando que, em algum momento, alguém vai cair ou te derrubar. Isso acaba por limar um pouco o combate mais estratégico (embora bastante instintivo) que tradicionalmente é necessário nos modos single player de God of War.
Novos “gadgets”
A parte mais “nerd” dos modos multiplayer de God of War é realmente interessante — além de conferir alguma variação à pancadaria generalizada que normalmente toma as arenas. Mesmo na demonstração é possível perceber que há muito potencial no sistema de “quanto mais batalhas você vencer, mais armas interessantes vai desbloquear”. Isso ainda cria um sistema de “status” interessante na hora do “vamos ver”.
Img_normal
Confusão divertida
Pelo que foi possível apreender da demonstração, o modo multiplayer de Ascension não apenas é uma boa adição, como também se encaixa consideravelmente bem à fórmula clássica da franquia.
Entretanto, é impossível não dizer: parece pouco provável que alguém vá comprar Ascension unicamente para encarar as arenas multijogador — algo bastante comum em franquias como Call of Duty e Battlefield, por exemplo.
Trata-se aqui, ao que parece, mais de uma curiosidade divertida — do tipo que serve perfeitamente bem para algumas horas de descontração ou para acrescentar alguma longevidade ao game pós-modo campanha. Ao final, passado o burburinho inicial, é provável que a saga de Kratos acabe mesmo voltando para o centro das atenções.
God of War: Ascension tem lançamento previsto para o dia 12 de março de 2013.

0 comentários:

Postar um comentário