sábado, 10 de novembro de 2012

Pronto para comprar suas passagens para Los Santos?


Agora que surgiram na rede as primeiras imagens de divulgação de Grand Theft Auto V, assim como a notícia de que uma matéria especial sobre o game seria capa da edição de dezembro da revista Game Informer, os fãs já tinham o suficiente para ficar cheios de expectativa.
Com o lançamento da revista ontem, a espera finalmente chegou ao fim (ou, talvez, tenha apenas começado) e finalmente podemos oferecer os primeiros detalhes concretos a respeito da próxima sequência de uma das maiores franquias do mundo dos games.
Narrativa multifacetada
Uma das grandes inovações de GTA V começa pela escolha do protagonista. Em vez de um único anti-herói, a nova narrativa colocará o jogador na pele de três novos personagens de realidades distintas: Michael, Trevor e Franklin.
Os três protagonistas do game na capa da Game Informer      Fonte: Reprodução/Game InformerSe a Rockstar já havia experimentado a utilização de múltiplos pontos de vista em Episodes of Liberty City, desta vez o grande diferencial é que, enquanto o jogador altera os personagens durante o desenrolar da trama, os outros dois protagonistas continuam a sua vida em tempo real. Um exemplo disso foi mostrado ao editor-chefe da Game Informer, Andy McNamara, durante a sua visita aos estúdios da Rockstar.
Troca em ação
Durante a demonstração, o ex-ladrão de bancos Michael (o famoso narrador do primeiro trailer do game) aparece em sua mansão na região de Rockford Hills – a versão de Los Santos de Beverly Hills. No momento, sua filha adolescente Tracy se diverte em um jogo ao estilo de Just Dance e enquanto sua esposa, Amanda, se prepara para sair. “Se quiser saber aonde fui, veja a fatura do cartão de crédito”, anuncia antes de sair em seu carro esporte, pronta para torrar a fortuna acumulada por Michael durante seus anos no crime.
Img_normalApós essa cena, o funcionário da Rockstar que estava jogando acessou um pequeno menu para trocar de personagem. No melhor estilo Google Earth, a câmera se distância para o alto da cidade para então retornar ao solo e encontrar Trevor passando mal em um banheiro. Apesar de o testador da Rockstar passar pouco tempo com o personagem, isso já é suficiente para perceber sua personalidade maníaca e marcante.
Morador da região de Blaine County, logo de cara é possível perceber a diferença entre esse bairro e Rockford Hills. Se Michael vive em um bairro que representa o ideal do sonho americano, cheio de casarões e carros esporte, Blaine County é a típica região barra-pesada da cidade e que não figura em nenhum circuito turístico de Los Santos.
Na rápida passagem pelo bairro, o testador da Rockstar levou Trevor até um pequeno estacionamento, onde o personagem banhou uma caminhoneta em gasolina para depois levar tudo aos ares com a ajuda de um isqueiro Zippo. Mais um acontecimento frívolo na região e na vida do mais transtornado dos três protagonistas.
Img_normalPor fim, a Rockstar passou o controle para Franklin. Cruzando a Vespucci Beach – como é chamada a versão do game para a região de Venice Beach –, o quebra-galho do trio está procurando um carro específico para recuperar para seu chefe (alguém se lembrou das missões de roubo de carros para Bruce, de GTA 4?).
Passeando em torno da praia, o jovem passa em frente a uma academia e por várias pessoas em trajes de veraneio. Após recuperar o carro desejado (um 9F, versão do game para o Audi R8), é hora de terminar o trabalho e levá-lo embora. No caminho, é possível encontrar várias redes já conhecidas, como as lojas de armamentos Ammu-Nation (que retornam após a sua ausência na Liberty City de GTA 4. cujas leis antiarmas impediam o seu funcionamento).
Erguendo uma cidade
Durante toda a demonstração, além de uma pequena sequência com cada um dos três personagens (que apresentam motivações, personalidades e habilidades distintas), foi possível também notar detalhes daquela que pode ser considerada uma quarta personagem principal: a cidade de Los Santos.
Mesmo com o anúncio de que o mapa do game será maior que o de GTA 4, Red Dead Redemption e San Andreas juntos, muita gente deve ter estranhado quando a Rockstar confirmou que o game apresentará apenas Los Santos como única cidade.
Img_normalDe acordo com Dan Houser, vice-presidente de criação da Rockstar, o grande objetivo do game é representar em Los Santos toda a cultura e energia de Los Angeles – algo que, para a equipe, não foi concretizado em San Andreas e suas três cidades.
Para isso, em vez de pensar na Los Santos de San Andreas, a Rockstar enviou sua equipe de desenvolvimento para visitar e estudar Los Angeles. Com a ajuda de horas de gravação e milhares de fotografias, a equipe de criação então chegou a todos os bairros e localidades que compõem a nova e turbinada Los Santos – algo que inclui desde os grandes centros urbanos até a zona rural em volta da cidade.
Tudo nos mínimos detalhes
Para conseguir, definitivamente, reproduzir o espírito californiano em sua nova Los Santos, a Rockstar se preocupou nos mínimos detalhes durante o seu processo de criação.  Desse modo, detalhes específicos (como a utilização de um relatório com a porcentagem de carros disponível em cada região da cidade) foram utilizados para tentar reproduzir Los Santos como uma paródia perfeita de Los Angeles.
“Nós não estamos apenas tentando copiar ou emular o verdadeiro local. Nós estamos usando-o como base para torná-lo em algo vibrante e distinto. Isso é algo muito mais fácil de ser feito quando é baseado na solidez da realidade do que trabalhar em estilo livre”, explicou o diretor de arte da Rockstar North, Aaron Garbut.
Img_normalAinda segundo Garbut, a criação do espaço também é o momento mais importante do game. Quando o mundo do jogo está pronto, a equipe de desenvolvimento então pode ter noções de escala e do que está presente em cada área para enfim começar a pensar nas missões principais do game, por exemplo.
Mais tarefas, mais espaço, mais inovação
Com Grand Theft Auto 5, a Rockstar certamente deseja arriscar muito mais do que nos outros títulos da série. Além de reunir três personagens bastante distintos em sua nova campanha, o game ainda vai trazer uma cidade e uma área explorável muito maior que os outros games da franquia.
Img_normal
Além disso, o título também marca a chegada de uma série de recursos até então indisponíveis (será possível, finalmente, nadar e mergulhar no jogo!), assim como algumas novidades que parecem bastante promissoras, como um campo de golfe em escala real que será utilizado em um mini game que promete não ter nada a perder para grandes títulos do esporte.
Apesar de todas essas novidades saciarem a sede inicial por informações a respeito da nova empreitada da série, é agora que a espera de verdade começa para valer. Até quando ela dura? Grand Theft Auto 5 está previsto para ser lançado no outono do ano que vem (período entre março e junho), com versões para PlayStation 3 e Xbox 360. Detalhes a respeito do lançamento de uma possível versão para PC ainda não foram divulgados pela companhia.
Fonte: Game Informer

0 comentários:

Postar um comentário