sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CEO da Epic: “existem plataformas demais”

O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, em sua fala na DICE Summit 2012, apontou que os jogadores agora têm uma questão logística bastante séria para se preocuparem. Atualmente, esses consumidores precisam dividir as atenções entre o PC, Mac, tablets, smartphone, dispositivos portáteis e, é claro, os consoles de mesa.
“São muitas plataformas!”, diz Sweeney. De acordo com o site VG24/7, o CEO da Epic também acredita que, com o tempo, essa quantidade enorme de dispositivos inevitavelmente passará por uma competição interna entre elas. No final, restarão apenas uns três vencedores gerais, que ficarão em vigor no mercado mundial — por exemplo, computadores, consoles de games e smartphones.
Tim Sweeney alertou os participantes da feira sobre a vindoura “consolidação” das plataformas. O que, de certa forma, é um modo carinhoso de dizer que algumas das empresas vão deixar a disputa mesmo antes do final. Tudo será decidido conforme as escolhas que cada uma delas tomar — em termos de rumos de mercado e direções de investimento. Quem investir na direção certa, provavelmente, conseguirá mais êxito no futuro.

De olho nos tablets
O que vemos hoje é uma crescente demanda pelos tablets, principalmente pelo iPad, que desde o ano passado tem abocanhado uma extensa fatia do mercado que pertencia quase que exclusivamente as computadores. Esse dado, de acordo com o CEO da Epic, confirma que cada vez mais os tablets estão substituindo os computadores pessoais.
Mesmo assim, a transição não é tão fácil quanto parece. Há um grande desafio técnico envolvido nessa disputa, que começa a pesar para o lado do iPad (e iPhone). Os dispositivos da Apple ainda são muito limitados quando comparados aos PCs pessoais. Entretanto, o que é mais limitante ainda é nossa geração atual. Quando a próxima geração, que cresceu vendo diariamente esses aparelhos ascender, descobriremos um mundo novo de possibilidades.

Em relação aos games
No que diz respeito ao mundo dos games, Tim Sweeney diz que vê um futuro brilhante para essa área. Com o aprimoramento das mais diversas tecnologias, certamente os desenvolvedores descobrirão novas aplicações para inserir mais novidades nos jogos. E para concluir o raciocínio, os novos títulos explorarão novos potenciais mecânicos e técnicos de computadores mais poderosos, da nova geração de consoles e dos tablets.
Sweeney conslui dizendo: “Os dias de glória da indústria dos games ainda estão por chegar”. Você também compartilha das opiniões dele? As pessoas conseguem dividir a atenção delas entre tantos aparelhos diferentes? O poder econômico dos cidadãos é suficiente para sustentar tantas indústrias diferentes? Faça-se ouvido e manifeste sua opinião nos comentários abaixo.
 

0 comentários:

Postar um comentário