segunda-feira, 24 de outubro de 2011

[análise] Concentrem seus chakras que a Akatsuki não vai dar moleza!


Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Impact, como o próprio nome já faz referência, é o mais novo game com a temática de um dos ninjas mais queridos do mundo. O título é exclusivo para o PSP e foi desenvolvido pela CyberConnect2 e publicado pela Namco Bandai. O gênero do jogo faz uma mistura entre aventura e luta, acrescido dos característicos elementos de RPG no que diz respeito a conversas e passagens de nível.
O enredo parte do comecinho da saga do animê Naruto Shippuden, exatamente no momento em que Naruto Uzumaki retorna à Vila da Folha, depois de ter passado um longo tempo fora de sua casa. Para quem não acompanha a série, Naruto é um Jinchuuriki da Nove Caudas. Ou seja, ele possui dentro de si um dos nove demônios criados para serem usados como armas nas guerras entre as cinco nações ninja.
Ao fim dos eventos da história de Naruto, o ninja alaranjado parte com seu mestre Jiraya para realizar um treinamento a fim de aprender a controlar melhor o poder da “Kyuubi”. É exatamente no ponto de retorno ao lar que Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Impact começa.

Aprovado

“Kage bunshin no jutsu!”
O maior ponto positivo dessa game de Naruto é a possibilidade de habilitar a opção que permite usar o áudio original da série, em japonês. Os amantes do animê certamente vão se deliciar com as vozes dos personagens, idênticas às dos episódios do desenho. Sem contar que os nomes dos golpes em japonês deixam muito mais “realista” a ação, além de contar com uma polidez sonora muito grande.
As interpretações e tons das vozes são exatamente como esperamos ouvir de Naruto, Kakashi ou mesmo da bela (e forte) Sakura. Dessa forma, a experiência de imersão aumenta a medida em que os eventos ocorrem. Esse é um daqueles games que vale a pena jogar com fones de ouvido para não perder nenhum detalhe da parte sonora.
Alta qualidade de simplicidade
O PlayStation Portable possui uma pequena tela que tem a capacidade de exibir belas imagens gráficas de jogos. É só conferir ambos os títulos de God of War para se ter uma ideia da capacidade do portátil. A CyberConnect, entretanto, ao invés de tentar produzir animações ao animações e CGs com estilo cell shade, e correr o risco de estragar uma bela obra, resolveu utilizar a simplicidade, com muita ênfase em qualidade.
As “animações” de Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Impact são praticamente estáticas. Porém, os cenários se movem em tempo real, enquanto os personagens se alternam em quadros durante as falas. A descrição pode não parecer muito animadora, mas o fato é que os ninjas são retratados idênticos ao que vemos nas melhores resoluções dos episódios da série. É um belo jogo, com notável destaque para a direção de arte.
Img_normal
A opção gráfica leva a outro ponto positivo: a rapidez no carregamento das batalhas. O jogo tem inúmeros loadings, é verdade, só que são todos extremamente rápidos. Então, a jogabilidade é bastante fluída e quase não se perde tempo esperando o processador do PSP carregar as texturas e as fases.
Participando do jogo
Apesar do game ser relativamente linear, já que é baseado nos acontecimentos de Naruto Shippuden, existe uma interatividade muito grande nas batalhas e na história. Aqui vale um destaque para a maneira fabulosa com a qual o enredo é retratado, com as passagens acontecendo na mesma ordem do animê e os personagens variarem de acordo com o momento da série.
Os jogadores encarnam Naruto na maioria do tempo, mas também podem utilizar a Sakura Haruno, Gaara ou alguns outros personagens para cumprirem as missões. Os comandos dos golpes e ações são os mesmos para todos os ninjas, variando apenas de acordo com o poder de cada um, respectivamente.
Img_normal
Há animações para golpes especiais, como a poderosa massa de chakra condensada que Naruto usa (o “Rasengan”). Essas cenas animadas ocorrem independentemente da batalha, ou seja, você não pode receber dano enquanto as realiza, e o fato mais interessante é que os golpes atingem a todos os inimigos que estiverem na área de alcance do jutsu.
Linearidade relativa
Img_normal
O game é conduzido através de um mapa, similar ao que ocorre nos clássicos títulos de Super Mario. As localidades que podem ser acessadas são divididas entre missões de ação, passagens só com histórias e locais para comprar ou ganhar itens. Sabendo disso, os gamers podem optar por concluir a apenas a campanha principal, passando unicamente pelos eventos relevantes para o enredo geral.
Por outro lado, há possibilidades de concluir tarefas secundárias depois que cada um dos capítulos é finalizado (as famosas sidequests). Por exemplo, o prólogo do jogo permite que o jogador avance para o primeiro capítulo com apenas 60% de missões completas.
Img_normal
Vale destacar que conforme os jogadores enfrentam e vencem as lutas, eles vão acumulando pontos (NPs) que permitem que os personagens aprimorem os atributos como força, resistência, velocidade ou qualquer outro. O processo funciona por meio de cartas que, em grande maioria, são obtidas por “sorte” ou que podem ser compradas nas lojas no mapa.

Reprovado

Gráfico propriamente dito
Img_normal
Diferentemente das animações, os gráficos dentro da jogabilidade já não encantam tanto. O estilocel shade dos gráficos não consegue sustentar as cores vivas nem a emoção proporcionada pelas animações. Os mapas durante as lutas consistem em um espaço retangular, com ambientes praticamente idênticos e alguns itens dentro de objetos perdidos espacialmente. Por exemplo, um baú no meio de uma grande clareira em meio a árvores.
Img_normal
Apesar do game apresentar certa variação de cenários e personagens, depois de um tempo a ordem fica mais ou menos em: missões de conversas, missão de ação, locais de compra e novamente a ordem se repete.
Vale a pena?
Apesar do game apresentar certa variação de cenários e personagens, depois de um tempo a ordem fica mais ou menos em: missões de conversas, missão de ação, locais de compra e novamente a ordem se repete.
Img_normal
Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Impact vale cada minuto jogado, principalmente para quem é fã da série do ninja alaranjado. Para quem não conhece os eventos do mangá, nem do animê, esse é o jogo ideal para conhecer a franquia, uma vez que a história é tão bem explicada que ficará bastante fácil entender cada parte do jogo. Certamente o título vai entrar para o hall da fama do PSP.

0 comentários:

Postar um comentário