quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O lado perigoso (e divertido) da customização de personagens

Um dos recursos mais populares presentes nos video games é a possibilidade de customizar personagens. Talvez seja o desejo do jogador de inserir-se na história de um game ou então apenas a vontade de aumentar a sua identificação com o protagonista de um game.
De qualquer modo, uma boa ferramenta de edição geralmente é também sinônimo de sucesso. Tanto é que as principais fabricantes também adicionaram recursos em seus consoles para que os jogadores criassem suas próprias representações em seus video games (como os Miis da Nintendo e os avatares da Xbox LIVE e da PlayStation Home).
Mas é claro também que a diversão não para na criação de um personagem igual a você, sendo que igualmente comum é a recriação de pessoas da família, amigos e principalmente de figuras famosas, como Michael Jackson e Mr. T.


Ainda assim, há quem prefira ir pelo caminho oposto e criar os personagens mais horrendos e absurdos possíveis. E é para tratar dessas possibilidades que fizemos este artigo, trazendo algumas das mais interessantes ferramentas de edição encontradas nos games e algumas de suas mais bizarras criações.
Quanto mais bizarro, melhor!
Antes do lançamento de Saints Row: The Third, a THQ disponibilizou a ferramenta de criação de personagens do game para que as pessoas pudessem se adiantar. Além disso, os mais curiosos também poderiam experimentar o editor e, quem sabe, se interessar por um dos mais irreverentes jogos da atualidade.
Igualmente irreverentes são as dezenas de possibilidades oferecidas pelo jogo. Como o vídeo acima demonstra, não é muito difícil transformar um homem comum em uma pessoa que provavelmente faria com que você atravesse para o outro lado da rua caso a encontrasse por aí - isso se você não decidisse sair correndo rumo à direção oposta.
Enquanto personagens bizarros destoariam de outros games, criações extravagantes tornam ainda mais divertido o peculiar universo de Saints Row — em que um programa televisivo que mostra pessoas comendo os próprios dedos é algo considerado completamente normal.
É uma luta ou uma escola de samba?
Outra série famosa pelas suas possibilidades de customização é SoulCalibur, da Namco Bandai. Enquanto é possível encontrar facilmente galerias de lutadores do game inspirados em personagens famosos, o editor da próxima edição da franquia trará ainda mais recursos, como mostra o bem-humorado vídeo abaixo, com explicações pelo produtor Hisaharu Tago.
Além de continuar permitindo a criação das mais estranhas pessoas que já entraram em um ringue, SoulCalibur V também permitirá a alteração dos personagens oficiais. Assim, se você sempre pensou em uma versão mais sombria de Ezio (que entre sua viagem entre Roma e Constantinopla decidiu ir atrás da Soul Edge) ou  em manter o voluptuoso corpo de Ivy enquanto deixa o seu rosto irreconhecível,  está é sua chance.
O Neandertal que salvou a galáxia
Enquanto o comandante Shepard é representado no material de divulgação dos games da série Mass Effect com a clássica imagem de um soldado desprovido de cabelos, essa não é a sua única forma.
Não é como se ele tivesse o poder de assumir a forma que quiser, mas sim que a sua aparência pode ser definida logo no início do game de acordo com a vontade do jogador. Assim, ele pode criá-lo à sua forma e semelhança — sendo que a partir do segundo game, para agradar todas as jogadoras, é possível criar uma versão feminina de Shepard.


Caso o jogador queira, no entanto, também é possível fazer com que o personagem assuma uma forma grotesca. Desse modo, ao contrário de Hollywood, em que um filme com um protagonista feio é algo impensável, é possível terminar toda a trama de Mass Effect acompanhado de um Shepard pertencente à espécie homo neanderthalensis, como o visto acima.
Mas e você, leitor? Criou um comandante Shepard igualmente bizarro? Conhece outro jogo com uma ferramenta de edição tão divertida como as apresentadas neste artigo? Compartilhe o seu conhecimento nos comentários.

0 comentários:

Postar um comentário